quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Oficina de Vídeo 26/09/09

Na terceira oficina de aulas teóricas do festival os alunos chegaram cedo. Atendendo ao pedido dos professores responsáveis pelo projeto a maioria dos 60 alunos (o número da primeira oficina era 66 mas uma escola desistiu) estavam em sala às 8 horas da manhã.
Ansiosos por uma avaliação do material que prepararam eles puderam assistir a uma aula sobre direção, onde o Professor Diego Vasconcelos explicou detalhadamente situações que podem acontecer no processo de captação do curta.
Em seguida os alunos tiveram uma surpresa: os professores divulgaram que logo após o almoço apresentariam um curta metragem que foi desenvolvido para complementar o conteúdo das oficinas.
Em seguida a Professora Lúciana Ricardino apresentou para os alunos o processo de produção de um documentário, assim como técnicas de reportagem em uma palestra descontraída e com muito atenção de todos os presentes, deixando claro a diferença sutil entre produzir ficção e documentar a realidade.
A professora também apresentou alguns trabalhos realizados com alunos do curso de Jornalismo, como a Oficina de Reportagem realizada na 5ª Semana de Comunicação da FACOMP e também algumas reportagens do programa Fesp em Ação.
Após a aula sobre produção de documentário foi exibido o vídeo de curta duração Certa Noite na Cidade, desenvolvido pelos coordenadores do festival. Após a exibição do curta e a longa salva de palmas dos alunos os professores explicaram todo o processo criativo do vídeo que foi realizado em apenas treze horas desde a concepção da idéia, passando pela criação de story line, argumento, roteiro, captação, edição e finalização.
Todo o embasamento teórico que os estudantes obtiveram nas oficinas eles puderam ver aplicados na prática. Após as discussões sobre o vídeo as equipes se reuniram individualmente com os orientadores para um parecer sobre as oficinas e sobre os projetos em que estavam desenvolvendo.
Agora é esperar a entrega dos roteiros finalizados e começar o processo de gravação e edição dos vídeos, e, com certeza, teremos excelentes materiais.

2 comentários:

Attos Henrique disse...

adorei esse dia de aula,ri mt com o curta que eles produziram e com o documentario da luciana sobre os gays kkk foi super divertido...

disse...

a oficina está sendo um sucesso, os alunos dos colégios estão surpreendendo pelo interesse e qualidade dos roteiros. parabens!