O que é o Festival

   O Festival Selton Mello de Vídeo é um festival de vídeo promovido pela FACOMP – Faculdade de Comunicação Social de Passos, onde alunos do ensino médio participam de oficinas teóricas e práticas relacionadas à produção audiovisual, para depois realizarem um vídeo de curta duração que concorrerá em mostra competitiva.

  A FESP já possuía em seu calendário várias atividades ligadas à arte e cultura, porém nada que se relacionasse com a produção audiovisual. Sendo assim, foi criado um festival de vídeo a fim de proporcionar aos alunos participantes um contato direto com o cinema, vídeo e todo o processo que envolve a produção de um curta.

   No ano de 2009, Selton Mello realizou em Passos uma mostra com alguns de seus filmes, onde a renda obtida seria revertida para as obras do hospital do câncer. Nesta oportunidade, os professores Paulo Henrique, Diego Vasconcelos e Diovany Rodrigues apresentaram ao ator o projeto do festival de vídeo e pediram que ele cedesse o uso seu nome para o projeto. Selton abraçou a idéia e autorizou a criação do Festival Selton Mello de Vídeo, e, na primeira edição participou como jurado à distância e enviou um depoimento onde parabenizou o projeto, os alunos envolvidos e os vídeos de curta metragem por eles produzidos.

   Em 2010 participam oito escolas da cidade de Passos e uma escola de Fortaleza de Minas. Todas as escolas do ensino médio podem participar. A seleção é feita a partir das propostas de filmagem enviadas pelos alunos das escolas. Os temas das propostas são livres.
 
   Os alunos dos cursos de publicidade e propaganda e jornalismo participam como monitores nas oficinas teóricas e práticas. Eles auxiliam a garotada na criação do roteiro, na produção e também na captação dos vídeos.

   Em 2010 as oficinas teóricas aconteceram nos dias 21/08, 28/08 e 11/09 e as oficinas práticas (captação dos vídeos) foram de 25/09 até 10/10.

   A captação de áudio e vídeo é feita de acordo com o roteiro elaborado por cada equipe. Eles são os responsáveis por pensar o quadro, a cena, a movimentação do ator diante da câmera, a luz, e o que mais for preciso, tudo com a orientação e supervisão dos professores da FACOMP. A edição fica por conta da organização do festival.

   O festival veio para promover a cultura local. Oportunidades para atores e atrizes, artistas plásticos, músicos, profissionais de cinegrafia e vários outros profissionais que são necessários para a produção de um filme. A FESP e a FACOMP tem um papel importantíssimo no que se diz respeito à cultura e a educação, e é com projetos e propostas desse nível do festival Selton Mello de Vídeo que pretende transformar Passos num berço cultural de música, dança, teatro, filmes e tudo mais que for preciso para contribuir com a formação cultural das pessoas.