terça-feira, 22 de setembro de 2009

Oficina de Vídeo 19/09/09

Festival Selton Mello de Vídeo promoveu primeira oficina

Um sucesso. Esta é a melhor definição para a primeira oficina do Festival Selton Mello de Vídeo realizada dia 19/09 com 66 alunos de 11 escolas públicas e privadas de Passos. O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio o conhecimento teórico e prático da produção audiovisual, como forma de expressão cultural da sua comunidade e como ferramenta para o seu desenvolvimento social e profissional.
Nesta primeira etapa do projeto desenvolvido pela Faculdade de Comunicação de Passos, a FACOMP, as equipes formadas por 06 alunos puderam assistir aos vídeos “Indústria da Morte” e “6 Minutos” realizados por professores e alunos da casa. Participaram também da oficina Daniel Rodrigues e Heloíse Leão (2º período de publicidade e propaganda), Allan Galdino (2º período de jornalismo), Aline Gonsalvez (8º período de publicidade e propaganda), Gabriel Machiaveli (4º período de jornalismo) e Juliano Denúbila (4º período de publicidade e propaganda), que realizaram monitoria nas áreas de direção, roteiro, sonoplastia, cinegrafia, direção de arte e produção.
A oficina teve início às 8h da manhã e se estendeu até as 17h30, com intervalo de uma hora para almoço. No período da manhã, além de assistirem aos vídeos, os participantes do projeto tiveram uma aula com o autor dos roteiros dos dois vídeos exibidos, o professor e fotógrafo publicitário Diego Vasconcelos. Logo após o professor e publicitário Paulo Henrique B. Vallim falou sobre a utilização de enquadramentos de cena e também sobre criação de roteiro e personagens.
No final da manhã, os alunos se dividiram em grupos e passaram a visitar as instalações da Faculdade de Comunicação, conhecendo toda a infraestrutura de laboratórios e recebendo orientações sobre Fotografia, Iluminação, Cinegrafia e Som.
Após o almoço os alunos puderam conhecer um pouco de direção de arte para o cinema, com o professor e também publicitário Diovany Rodrigues. Nesta etapa o professor exibiu inúmeros trechos de filmes consagrados pela crítica e público e também algumas cenas de filmes alternativos e, a todo momento, explicava a utilização da direção de arte e quais as sensações que tal utilização poderia gerar no público.
Às 14h o professor Diego Vasconcelos explicou e mostrou a utilização correta da luz para a fotografia e para o vídeo. Explicou questões técnicas sobre a fotografia cinematográfica e como os alunos irão utilizar o assunto abordado em suas produções práticas. Mostrou exemplos de como utilizar a luz e a composição em seus vídeos.
A partir das 16h os alunos das 11 escolas participantes puderam, com auxílio dos monitores do projeto, articular suas ideias e começar a escrever a sinopse do vídeo a ser gravado. Neste momento a empolgação tomou conta de todos, com ideias fervilhando, muitas opiniões e diversos esboços de bons vídeos. Com o auxílio dos professores e monitores os alunos ao final do dia conseguiram elaborar o tema do vídeo e levaram pra casa a tarefa de desenvolver o texto literário da história a ser contada.
A próxima oficina acontece dia 25, às 13h, no bloco 6 da FESP, e ansiedade para dar sequência ao projeto é a palavra da vez, tanto para professores, alunos e monitores.

21 comentários:

Plinio Barbosa disse...

Poxa q bacana! Parabéns a toda equipe pelo projeto! Só FERAS! Abração pessoal, Plinio.

ISE disse...

Show d bola!!! Parabéns a toda equipe! Esse festival tem tudo para se tornar um dos eventos mais importantes de Passos!
Bjos

Unknown disse...

Professores Diego, Diovany e Paulo Henrique, mais uma vez parabéns pela iniciativa e pelo esforço! Parabéns aos alunos da FACOMP pelo apoio, e aos estudantes das escolas pela participação. Este projeto vai colaborar muito para transformar a cidade. Contem com meu apoio sempre!

Juliano Denúbila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliano Denúbila disse...

Parabéns a todos, a primeira oficina foi de muita importância, tanto para os alunos e monitores que ali estavam. Pelo clima na sala de aula mais as idéias dos alunos o projeto será um sucesso.
Abraço

Michael disse...

Parabéns aos professores da Fesp, pela iniciativa desse incrivel projeto, espero que tudo de certo, melhor opurtunidade para alguém demostrar seu talento na area da sétima arte nao há. Espero poder vencer também o Festival.EEPJK

Unknown disse...

Melhor oportunidade que ja me ocorreu para seguir a minha carreira, é com esse grande projeto que pretendo evoluir.
Muito obrigado!
Agradeço a todos da equipe!
Espero poder vencer!EEPJK \o/

Unknown disse...

Carla Cristina disse...
Parabens a todo pessoal do Festival Selton mello
to adorando fazer,e a cada dia que passa é um aprendizado novo...!Muito legal isso que voces em conjunto estao realizando,é um sonho de muitas pessoas que nao conseguem botarem em pratica,e voces estao dando essa forcinha.A equipe Tancredo Neves estao dando seu sangue para que saia um excelente trabalho.Bjuxx a Voces

Carolline Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

"E aew pessoal, ótimo trabalho que vcs estão fazendo...
eu estou adorando fazer as oficinas, tá muito legal, aprender essas coisas novas...
nós da Penha também estamos correndo atrés pra tentar faze um ótimo trabalho...
é claro q ganhar esse festival seria legal, mas só a experiencia ja tá valendo a pena...
Obrigado pela oportunidade!!!"

Unknown disse...

Adorei o projeto, ainda mais na parte em que me chamarão a participar, ganhar o festival seria 1 honra a kualker escola, mas só o aprendizado e o incentivo na produção dos curtas ja é um otimo premio... mas como em toda compeição ganhar é essêncial...

só vai dá EESJ \o/

Unknown disse...

To gostano de mais desse festival, a cada dia de oficina eu aprendo e me interesso mais e mais.Achei muito legal por parte da FESP de incentivar os idealizadores desse projeto tão interessante para a nossa cidade.Num vejo a hora de chegar sabado pra ter outra ''aula'', e uma coisa ja vo avisando,Maris Célis vai ganhar.apesar das discussões ,nossas idéias e atitudes estão ficando mais interessantes a cada reunião q fizemos.Num vai te pra ninguém naum.NEM A CAPELINHA DA PENHA SEGURA O MARIS CÉLIS AGORA!!!ahushuashuassa Abraçoo

Conrado OP Andrade disse...

Parabens a todos os envolvidos no Festival!Como pude perceber pelos depoimentos, os sábados dos estudantes participantes estão mais divertidos e requintados!A MASSA CINZENTA da juventude está mirabolando..
PH, Boss e Didio, continuem com o mesmo afinco e com a mesma paixão a difundir o conhecimento acumulado nestas poucas mais de três décadas de vida!!Sucesso!
Grandabraço

Unknown disse...

Sábado foi ótimo! =D Tds as equipes tão super animadas..só de participar já tá valendo a pena, mas claro q td mundo quer ganhar e a equipe do Del Rey vai dar tudo de si p fazer o melhor trabalho! Bj galera =)

Karol disse...

Incríveis as oficinas! Quem participou sabe do que eu to falando. Agora to ansiosa mesmo pra ver os vídeos prontos.. o Del Rey tá se esforçando mas como a isa mesmo disse: td mundo quer ganhar.
Se fosse fácil não teria graça. =P
Beeijos

Festival Selton Mello de Vídeo disse...

Parabéns a todas as escolas. Os projetos estão muito legais. Desejo boa sorte a todos. É isso aí, empolgação e boa vontade. Parabéns, vocês tem tudo para para produzirem ótimos curtas.

Unknown disse...

Achei super intessante o projeto, concerteza sairão grandes talentos. Adorei as oficinas, adquiri muitos conhecimentos, agora é colocar em prática tudo que nos foi ensinado, correr atras do objetivo, "ganhar" (kkkk). Pois querer é uma coisa, fazer é outra. Boa sorte a todos, e que vença o melhor.

Unknown disse...

Minha intenção era fazer o curso ein outra cidade, mas depois dessa ... é aki!

Unknown disse...

Estou amando essa oportunidade! Sempre me interessei por essa área e agora sinto que já estou construindo um pouquinho do meu futuro... Gostei bastante do comentário das minhas colegas, Karol e Isa, mas agradeço pelo simples fato de participar desse festival! Obrigada!

Michael disse...

Concerteza Wellington, depois dessa super oficina..o lance é ficar por aki mesmo..

Unknown disse...

Olá, este festival é muito importante porque vêm em um momento que a nossa cultura local esta carente de cultura.
Parabéns a todos que estão participando diretamente ou indiretamente.
Quanto a depoimentos de alunos que pretendem fazer comunicação aqui na FESP, sugiro que pesquisem sobre o curso e conversem com que já é aluno de comunicação aqui na FESP. Comunicação é um curso muito bom, porém abrange muitas outras áreas.
Veja a matéria sobre o festival no site overmundo publicada por mim estudante do sexto período de jornalismo e o Junior (jornalista formado pela FESP).

Forte abraço...
Eder Fernandes.