Os vídeos produzidos por alunos de oito escolas do município estão prontos para a mostra competitiva do Festival Selton Mello de Vídeo, promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), por meio da Faculdade de Comunicação Social de Passos (Facomp). A premiação e o encerramento do evento estão agendados para 23 de novembro.
Criado para proporcionar a estudantes do ensino médio o conhecimento sobre a produção audiovisual, como forma de expressão cultural e como ferramenta de crescimento pessoal e profissional, o projeto recebeu o apoio do ator e diretor de cinema Selton Mello, que é passense e cedeu o uso do seu nome para o festival.
A atividade teve início em setembro, com oficinas teórico-práticas de audiovisual, além da Oficina de Direção de Atores, com o artista passense Gustavo José Lemos, e a Oficina de Reportagem, com a jornalista Luciana Grilo.
Participaram dessa etapa mais de 50 alunos, de dez instituições de ensino do município. Na etapa subsequente, até 31 de outubro, aconteceram as captações de imagens dos vídeos, e o início de novembro foi dedicado à edição do material, feita pelos professores, alunos de Jornalismo e Publicidade da Facomp e o técnico de som Wellington Mulia. Chegaram à reta final 42 alunos, que produziram sete curta-metragens de ficção e um documentário.
Segundo os idealizadores do festival, professores Diego de Simoni Vasconcelos, Diovany Rezende Rodrigues e Paulo Henrique Baldan Vallim, a expectativa das equipes e das escolas é grande em relação ao evento de premiação. “A qualidade final dos vídeos surpreendeu a todos, será uma boa disputa”, opina Vallim, acrescentando que durante as atividades foram revelados muitos talentos nas tarefas de criação, atuação e direção de auviovisual.
Os vídeos serão avaliados por um júri técnico formado por sete membros, sendo seis profissionais de Passos e o ator Selton Mello, que atuará como jurado a distância. O ator, que reside no Rio de Janeiro, receberá o DVD contendo o material e enviará seu parecer sobre os filmes concorrentes. “A participação de Selton Mello no júri valorizará muito o resultado do festival, e foi para viabilizar o envolvimento dele, mesmo que a distância, que a organização do evento adiou a entrega dos prêmios, antes prevista para 13 de novembro”, explica a jornalista Luciana Grillo, uma das colaboradoras do projeto.
Fotos e detalhes das atividades podem ser conferidos em www.festivalseltonmello.blogspot.com. A comissão organizadora informa que na semana de 16 de novembro serão divulgados os títulos e as sinopses dos filmes do festival.
Um comentário:
Oi pesssoal..
A ansiedade já era grande para saber o resultado final do Festival, agora maior ainda pois será mais tempo de espera para vermos a exibição dos vídeos. Espero que tudo de certo, para que dia 23 possamos prestigiar esse incrível progeto que tem nos proporcionado grandes conhecimentos a respeito da produçao audio visual, e nos estigando cada vez mais a valorizar a cultura adormecida em cada um de nós.
Tudo de bom a todos da organização, e até mais!!
abraço"
Postar um comentário